Sobre Nós

(1988-1998) - A Olhãopesca nasceu no seio de uma associação de armadores de Olhão, Fuzeta, Quarteira, Santa Luzia, Tavira, Vila Real de Santo António e Portimão, a então denominada Olhamar, os seus dirigentes, cientes das vantagens e apoios que a constituição de uma Organização de Produtores (O.P.) poderia oferecer às comunidades piscatórias da região, lançaram-se nessa aventura que é a implementação de uma O.P. com o apoio de todos os associados, da Câmara Municipal de Olhão e do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

(1998-2009) - O projeto nasceu e cresceu, logo após a constituição da O.P. os órgãos dirigentes eleitos traçaram objetivos concretos, entre eles regista-se a construção de uma sede social própria com um centro de expedição de moluscos bivalves vivos, a fixação de preços de retirada para a sardinha, cavala e pescada e a celebração de contratos de fornecimento de pescado entre armadores associados e comerciantes. No ano 2000 a O.P. foi oficialmente reconhecida por despacho do Secretário de Estado das Pescas, entretanto todos os propósitos iniciais foram positivamente alcançados com o apoio dos armadores aderentes, da Câmara Municipal de Olhão que cedeu o terreno para a construção das instalações, e das instituições tutelares do setor que facultaram todos os esclarecimentos e auxilio no sentido da O.P. beneficiar dos apoios financeiros disponíveis, salienta-se, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e das Pescas, Direcção – Geral das Pescas e Aquicultura, Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas. 

Após a construção das infra-estruturas e com diversas ferramentas disponíveis, há outro desafio pela frente, que é dar continuidade ao projeto com intuito de atingir de forma plena e sólida o objeto da cooperativa.  

Estatutos

Os estatutos da Olhãopesca foram publicados nos Diários da República números, 15/99 III série (Suplemento) e 171/02 III série, de 19/01/1999 e 26/07/2002 respetivamente, entretanto, ao longo do anos tem sofrido pequenas alterações e ajustamentos decorrentes das deliberações ocorridas nas Assembleias Gerais, as quais, encontram-se devidamente registadas.  

Orgãos Dirigentes Mandato 2014-2016

Os Orgãos Dirigentes da Olhãopesca são compostos por: Assembleia-Geral, Direção e Conselho Fiscal. Assembleia-Geral: (Presidente) José Manuel Prata, (Vice-Presidente) João da Cruz Vicente Custódio, (Secretário) João Domingos Baptista, Direção: (Presidente) Alberto Miguel Moreira Gomes da Silva Cardoso, (Vogal) João Manuel Madeira Afonso, (Vogal) José Xavier horta Gorgulho, Conselho Fiscal: (Presidente) Teodoro João Claro Pimenta, (Vogal) Celcio Gois Mendes, (Vogal) João Francisco Valério.

 

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.